CartaExpressa
A conexão entre a CPI da Covid e a fraude no INSS
Pelo menos dois envolvidos na compra superfaturada de vacinas no governo Bolsonaro também aparecem na investigação sobre desvios nas aposentadorias
Pelo menos dois alvos da CPI da Covid também são investigados por participação no esquema que desviou dinheiro de aposentadorias no INSS. Os citados nas duas apurações são Mauricio Camisotti e Danilo Trento.
Camisotti, segundo reportagens recentes dos sites UOL e G1, é sócio oculto de uma das entidades envolvidas na fraude no instituto. Ele usaria diferentes empresas em nomes de familiares para receber e lavar dinheiro da Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec). A entidade é comandada por parentes do empresário e faturou, segundo a Polícia Federal, 178 milhões de reais com descontos de aposentadorias entre 2019 e 2024. Há pelo menos 2 mil reclamações contra a Ambec.
Na CPI da Covid, Camisotti foi apontado como financiador da Precisa Medicamentos e um dos envolvidos no esquema de propina e superfaturamento na compra da vacina Covaxin durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A negociação foi interrompida apenas após o avanço das apurações da CPI no caso. O ex-capitão havia sido alertado das suspeitas, mas não teria atuado para suspender a compra.
Já a participação de Trento no esquema no INSS foi revelada ainda durante a primeira operação da PF no caso, com a apreensão de 200 mil reais na casa de um dos investigados. O dinheiro seria o pagamento a um agente da PF para que Trento e o ex-procurador-geral do INSS, Virgílio de Oliveira Filho, pudessem circular, com a escolta do policial federal, em áreas restritas do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A dupla teria usado os locais para driblar a fiscalização e transportar valores de propinas.
Na CPI da Covid, Trento também aparece como um operador do esquema de propina e superfaturamento da compra da vacina Covaxin. Ele teria sido o responsável pela negociação irregular com o laboratório indiano Bharat Biotech, que teria a Precisa Medicamentos como representante no Brasil. Pelo envolvimento no esquema da pandemia, Trento foi indicado por participar de uma organização criminosa que fraudava licitações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir desta terça
Por Agência Brasil
Oposição protocola CPMI do INSS com apoio de 223 deputados e 36 senadores
Por Vinícius Nunes
Fraude no INSS: Por que plano de Lula para ressarcir os aposentados passa pelo STF
Por Vinícius Nunes
INSS: Governo podia ter feito pirotecnia, mas resolveu desmontar uma quadrilha criada em 2019, diz Lula
Por CartaCapital


