CartaExpressa

51% dos brasileiros defendem que Bolsonaro fique inelegível, diz Datafolha

45% dos entrevistados não concordam com a punição do ex-presidente por acusações falsas contra as urnas eletrônicas em reunião com embaixadores

51% dos brasileiros defendem que Bolsonaro fique inelegível, diz Datafolha
51% dos brasileiros defendem que Bolsonaro fique inelegível, diz Datafolha
Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma nova rodada da pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nas primeiras horas desta terça-feira 4, revela que 51% dos brasileiros dizem concordar com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) por difundir falsas acusações de fraude no processo eleitoral.

Conforme apontam os dados da pesquisa, só 45% dos entrevistados demonstraram apoio ao ex-capitão, indicando crença na inocência de Bolsonaro e considerando punição excessiva no caso que tramita no Tribunal Superior Eleitoral.

Apenas 4% dos eleitores procurados pelo instituto não souberam avaliar a situação do ex-capitão, que corre em ritmo avançado na Justiça Eleitoral. A Corte encerrou, na sexta-feira 31, a coleta de provas no caso e determinou que os envolvidos – Bolsonaro e PDT, que protocolou a ação – façam suas alegações finais antes do julgamento.

O caso citado pela pesquisa, importante mencionar, é apenas 1 dos 16 que correm contra Bolsonaro na Justiça Eleitoral. Ele é, de fato, o mais avançado e foi aberto após reunião do ex-capitão com embaixadores. No encontro, Bolsonaro difundiu mentiras sobre o processo eleitoral. A avaliação geral é de que dificilmente Bolsonaro não ficará inelegível. O próprio ex-presidente já admitiu a possibilidade.

Os dados divulgados nesta terça tem como base 2.028 entrevistas presenciais feitas pelo instituto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo