Vanguardas do Conhecimento
A educação grega transformaria o Brasil
A transformação social do Brasil depende da reforma estrutural da educação e esta passa por um retorno a boa parte do que era feito na Grécia Antiga
Por CartaCapital | 01.12.2017 00h10Vanguardas do Conhecimento
Por uma educação que desfaça as ilusões do ego
A verdadeira educação deve focar nas inteligências intrapessoal e interpessoal com o fim de desfazer as ilusões e os condicionamentos da mente
Por CartaCapital | 28.11.2017 10h26Vanguardas do Conhecimento
O educador no século XXI e as tecnologias
Livro supostamente ditado pelo Espírito Jan Comenius afirma que a educação moderna depende de professores amorosos, dedicados e preparados
Por CartaCapital | 01.09.2017 00h06Vanguardas do Conhecimento
O educador do século XXI precisa progredir
O educador deve ter desenvolvidas a maioria das múltiplas inteligências a serem trabalhadas nas crianças, sobretudo a interpessoal e a intrapessoal
Por CartaCapital | 30.08.2017 00h05Vanguardas do Conhecimento
Ideb é índice simplório para medir boa educação
O Ideb é como uma bússola quebrada. Por já dar alguma direção antes inexistente, é como um oásis ilusório no deserto
Por CartaCapital | 28.08.2017 00h02Vanguardas do Conhecimento
Aulas invertidas são muito mais eficientes e inclusivas
Modelo empregado em Harvard, British Columbia e outras universidades de ponta há alguns anos é muito mais eficiente e inclusivo do que o tradicional
Por CartaCapital | 25.08.2017 00h11Vanguardas do Conhecimento
Educação boa desenvolve as múltiplas inteligências
Definição pobre de inteligência e má compreensão das capacidades humanas naturais colaboram para a inadequada educação hoje oferecida
Por CartaCapital | 23.08.2017 10h00Vanguardas do Conhecimento
Pedagogia do amor é futuro da educação
A pedagogia do amor de Pestalozzi, aplicada por Rivail e outros, antecipou a teoria das inteligências múltiplas e outras hoje consideradas entre as mais avançadas
Por CartaCapital | 17.08.2017 11h28Vanguardas do Conhecimento
Educação não avança porque governos não ajudam
Projetos vanguardistas - como de Eurípedes Barsanulfo, Anália Franco e Tomás Avelino - não têm sido aproveitados pelos governos, que se conformam com a mediocridade
Por CartaCapital | 26.07.2017 13h41Vanguardas do Conhecimento
"Educação é um processo complexo, multifacetado e não mensurável"
É preciso muito cuidado com discursos pedagógicos que pretendem apresentar resultados numéricos e “evidências científicas”, diz a especialista
Por CartaCapital | 25.07.2017 00h00