Diálogos da Fé

Blog dedicado à discussão de assuntos do momento sob a ótica de diferentes crenças e religiões

Diálogos da Fé

O islã contra o machismo e o racismo

Uma perspectiva social do surgimento da religião baseada em valores divinos

As escrituras recriminam o machismo e a escravidão
Apoie Siga-nos no

Islã é o nome da religião que se traduz como salam ou paz.

Muçulmano é aquele que se submete à divindade criadora do universo, cuja o nome é Alá, que significa “O Adorado” (além de atribuir-se a Ele 99 outros nomes divinos, que trataremos em uma próxima oportunidade).

No Alcorão, há um versículo em que Alá diz sobre Ele mesmo: “Eu era um tesouro escondido e quis ser revelado”

Não o chamamos Deus, pois Deus é o nome que vem da palavra grega Zeus, que significa ¨pai de todos os deuses” ou múltiplos deuses. Para nós, a unicidade da divindade é um princípio fundamental e foi esta unidade que criou tudo.

Leia também:
O avesso do claustro: a vida do ‘bispo vermelho” em cena
É preciso dizer não ao sacrifício diabólico de crianças e adolescentes

A unicidade, monoteísmo ou Tauhid em árabe é um dos principais conceitos, ou o principal, de um conjunto de crença e pilares da fé e um corpo de doutrina de adoração a um criador único, que criou os anjos, os gênios, os humanos e todas as criaturas existentes.

O islã acredita na mensagem divina, revelada anteriormente nos livros sagrados Torá, Bíblia, aos profetas que antecederam ao profeta Mohammad e a revelação do sagrado Alcorão por meio do anjo Gabriel.

Reivindicamos a todos os profetas como mensageiros, cada qual a seu tempo, destacando entre tantos Noé, Abraão, Moisés, Jesus e Mohammad (que a paz esteja com todos eles)

O profeta Mohammad foi o último dos mensageiros de Alá e foi profetizado por Jesus como o que viria depois dele, para selar a religião e as mensagens dadas aos homens antes do fim dos tempos.

Não vieram profetas depois dele, mas imãs ou guias de sua linhagem, para ajudar a conduzir a causa do islã.

 Acreditamos no dia do juízo final, onde as almas dos vivos e dos mortos deveram acertar contas com o criador.

O islã é também uma maneira de vida, que rege o cotidiano do crente e estabelece regras comportamentais, sociais e políticas de princípios considerados sagrados ou de origem divina que regulamentam a vida dos muçulmanos entre questões licitas e ilícitas, aconselháveis e não aconselháveis. Vão desde a proibição de roubar ou matar até a proibição da ingestão do álcool, da carne de porco e das carnes não abatidas pelo sistema de abate halal ou o permitido.

 A percepção ética e social foi criada pelo islã surgido 600 anos depois de Cristo, em um tempo onde se combateu o politeísmo, a principal fonte de exploração da fé humana, por meio da adoração de ídolos na Caaba, que atraía milhares de indivíduos a uma vida de barbárie e ignorância, chamada pelos árabes de djahilia .

O islã também combateu o machismo e a opressão contra as mulheres, que eram enterradas vivas (antes da ascensão do islã), pois os Coraixitas, que eram o governo na Meca, diziam que ter filhas era vergonha e as mulheres não tinham direitos nem à herança nem ao divórcio, nem a estudar ou ter opinião (direitos conquistados no islã), sendo que antes eram consideradas serventes dos homens.

O islã aconselhou as mulheres a não mostrarem seus atributos aos homens, cobrindo-se com o véu, hijab, para proteger as mulheres dos olhares machistas e da utilização da mulher por meio da exposição do corpo feminino.

  O profeta Mohammad teve cinco filhas. Quando foi governo em Medina, proibiu esta prática criminosa contra a vida das mulheres, que era o destino de serem sepultadas vivas em uma sociedade machista e caótica, e incentivou a educação das mulheres, tirando-as do trágico destino da ignorância e dos riscos de feminicídio

O Alcorão sagrado em suas narrativas sobre a criação de Adão e Eva não atribui à mulher a culpa pelo pecado original, mas a ambos, ao contrário da Bíblia, que atribui a Eva a responsabilidade.

É dele a frase direcionada a incentivar a busca do conhecimento tanto por homens quanto por mulheres:

“Buscai o conhecimento, mesmo que seja na China ”

Infeliz e desgraçadamente, alguns maus governos e monarquias árabes que usurpam o nome do islã deformaram seus verdadeiros ensinamentos, origens e princípios em nome de interesses econômicos, mas o islã das origens sagradas revelado enquanto o profeta Mohammad meditava e recebia a visita do anjo Gabriel tinha uma revelação para um mundo que vivia um contexto histórico e social muito concreto.  

Surgiu contra a exploração religiosa que o povo era submetido, adorando ídolos. Surgiu abolicionista, contra a escravidão dos irmãos negros, e surgiu feminista, não oprimindo nem negando às mulheres seus direitos e dizendo que elas são iguais aos homens perante Alá na busca pelo conhecimento e que devem mostrá-lo à sociedade.

Ele também foi um grande abolicionista, pois o islã sempre proibiu a escravidão do homem ou a discriminação por sua raça ou classe social.

Lutou contra a escravidão e alforriou escravos com o dinheiro do islã. Proibiu a usura na economia ou os chamados “juros” e estabeleceu um sistema econômico baseado na distribuição dos recursos adquiridos na sociedade com o zakat ou parte de toda a riqueza acumulada no ano que deve ser destinada aos necessitados.

Estabeleceu o jejum como outra forma de purificar o ser humano e fazer o rico lembrar da fome do pobre e dividir sua riqueza com os necessitados.

As obrigações que tem um muçulmano de rezar cinco vezes por dia, fazer o jejum no ramadã, pagar o zakat e, caso tenha condições, realizar a peregrinação a Meca estão ligadas a sua crença de que há um criador

O islã inspira a construir bases espirituais e materiais concretas para um mundo possível, mais justo e livre do racismo, machismo, usura e opressão.

* Patrícia Soares é historiadora, professora da rede pública de ensino e militante de movimentos sociais

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo