Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Inspirada em livro, cantora Juliana Linhares lança Nordeste Ficção

Artista potiguar apresenta elogiado disco solo e reforça no palco a proposta de situar seu trabalho dentro da música popular brasileira

Foto: Clarice Lissovsky/Divulgação
Apoie Siga-nos no

O álbum solo de Juliana Linhares tem muito do livro Invenção do Nordeste e Outras Artes, de Durval Muniz de Albuquerque Jr. 

A conhecida obra faz uma desconstrução do estereótipo criado em torno do Nordeste, “que instituem uma verdade que se impõe de tal forma que oblitera a multiplicidade das imagens e das falas regionais, em nome de um feixe limitado de imagens e falas-clichês, que são repetidas ad nauseum, seja pelos meios de comunicação, pelas artes, seja pelos próprios habitantes de outras áreas do país e da própria região”.

A cantora e compositora potiguar conta que tem também “algo muito forte de tirar a música do lugar (de onde veio) estereotipado”. Segundo ela, “muitas vezes vê-se a música nordestina ser considerada música de raiz.” 

Mas Juliana quer cruzar essa fronteira, como fizeram vários artistas no Nordeste, como seus parceiros musicais Zeca Baleiro e Chico César: “Levar a música nordestina para dentro da música brasileira. Você não diz que a música deles é nordestina, você diz que é brasileira”.

Juliana Linhares foi para o Rio de Janeiro há 12 anos estudar teatro. Pouco tempo depois, passou a também a fazer música, especificamente compondo como vocalista a banda Pietá ao lado de Rafael Lorga (percussão) e Frederico Demarca (violão). Com o grupo, lançou dois álbuns. Em 2019, apresentou um disco chamado Iara Ira ao lado de Duda Brack e Julia Vargas.

Melhores do ano

No ano passado, lançou seu álbum solo Nordeste Ficção, colocado entre os melhores de 2021 em várias listas da crítica especializada. De fato, o trabalho é original, denso, impactante e bom de ouvir.

“Fiquei pensando como seria meu disco solo. Queria que minha voz comunicasse algo”, explica. Depois de assistir uma peça baseada no livro Invenção do Nordeste e Outras Artes, citado no início deste texto, interessou-se pelo tema. “Queria abrir uma janela no disco para isso”, revela. “Então criei o Nordeste Ficção, brincando com essa ideia de invenção”.

A cantora conta que se entendeu nordestina depois de sair do Nordeste. “Quando você sai de lá, você vê todo um estereótipo construído. E dar voz a isso é muito difícil, árduo. É uma batalha de desconstrução para ampliar a consciência, a cabeça, o corpo, o coração”, aponta. 

O disco de Juliana é bastante contemporâneo. E por ser um álbum (na era dos singles, que muitas vezes se repetem na forma e estilo), ela coloca bem em prática o que se propôs a fazer.

“O álbum é um exercício de dramaturgia, uma escola de ensinar as pessoas a ouvir. Álbum constrói temática, constrói obra. O álbum a gente faz pensar mais”, afirma. 

Agora, Juliana Linhares quer levar o Nordeste Ficção para os palcos. No dia 24 de março, por exemplo, estará no Studio SP, na capital paulista. Com os shows, ela pretende dar continuidade à apresentação do tema de seu disco. 

O show em São Paulo contará com a participação de Zeca Baleiro, parceiro dela na faixa Meu Amor Afinal de Contas

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo