Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Curta relata os primeiros registros em disco de cânticos de ritual afro-brasileiro

O documentário, centrado no personagem do samba Getúlio Marinho, pode ser visto gratuitamente

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Dois discos com o título Macumbas, lançados em 1930, traziam quatro músicas: Ponto de Ogum, Ponto de Inhansan, Canto de Ogum e Canto de Exu. Seus intérpretes eram Eloy Antero Dias e Getúlio Marinho “Amor”.

Getúlio foi retratado no documentário Arruma um Pessoal pra Gente Botar uma Macumba num Disco (20 min.), de Chico Serra. O curta percorreu algumas mostras, como as últimas edições de In-Edit Brasil, Festival do Rio e Festival Visões Periféricas, e agora pode ser visto gratuitamente no Itaú Cultural Play.

O documentário observa que os discos lançados por Getúlio Marinho e Eloy Antero Dias em 1930 são os primeiros registros fonográficos de cânticos de rituais afro-brasileiros, embora o samba que vinha sendo gravado à época já trouxesse diversas referências afros – e o faz até hoje.

O curta dá o devido valor a Getúlio Marinho na história. Ele fez muitas composições, algumas gravadas por nomes como Moreira da Silva – que aparece no filme -, Aurora Miranda e Francisco Alves.

Suas músicas chegaram a fazer sucesso e, entre seus parceiros, além de Eloy, figuravam a nata do samba, como Alcebíades Barcellos, o Bide, e João da Baiana.

Mas Getúlio, nascido em Salvador e radicado no Rio de Janeiro desde criança, foi também percussionista, participava da organização de ranchos carnavalescos – embrião das escolas de samba – e era produtor de uma gravadora, função que o ajudou a impulsionar a gravação de músicas afro-brasileiras naquele período.

Mingo Silva, sambista e integrante do Samba do Trabalhador, participa do documentário e interpreta de forma breve sambas de Getúlio Marinho.

Foi um feito e tanto o que fez o personagem do filme, enfatizando o culto afro-brasileiro em suas músicas, em uma época em que o samba era perseguido. O documentário resgata esse destacado personagem de nossa história.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo