Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Erasmo foi roqueiro, mas deixa como maior legado a parceria universal com Roberto 

Ele, de fato, foi um pioneiro do gênero no Brasil. Mas será lembrado como artesão de uma música universal e extremamente sensível

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Dias atrás, quando Erasmo Carlos ganhou o Grammy Latino dias de ‘Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa’ com O Futuro Pertence à… Jovem Guarda, muita gente disse que ele era de fato ela o único roqueiro entre os concorrentes – e, portanto, merecedor da láurea. 

É forte a associação entre Erasmo Carlos ao rock. Foi ele, afinal – com a Jovem Guarda, nos anos 60 – o introdutor oficial do gênero no país. Um estrondoso sucesso.

Depois, vieram vários registros solo, influenciados por Elvis Presley. Mas também canções com Roberto Carlos, seu eterno parceiro – que até poderiam ser consideradas de rock, mas, pelo conjunto da obra, fogem a rótulos de gênero musical.

Erasmo Carlos e Roberto Carlos fizeram baladinhas roqueiras como Se Você Pensa, É Proibido Fumar e Quero que Vá Tudo pro Inferno.

Mas a dupla fez também Emoções, Além do Horizonte, Detalhes, Debaixo dos Caracóis de seus Cabelos, As Canções que Você Fez pra Mim, Como É Grande o meu Amor por Você e uma lista interminável de outras músicas, ouvidas nos salões do Copacabana Palace ao garimpo de Serra Pelada. 

Trata-se de um conjunto de composições que mexeu e ainda mexe com os sentimentos e emoções mais primitivos das pessoas – nessa hora, importa pouco o elemento que define o gênero: a música cumpriu sua missão.

Erasmo Carlos cumpriu sua missão ao deixar assinadas com o parceiro Roberto Carlos mais de 500 composições, parte importante desse acervo nos corações dos brasileiros. Roqueiro ele foi, mas será lembrado como artesão de uma música universal e extremamente sensível.  

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo