Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Documentário exalta Oswaldo Cruz, berço de bambas que resiste na Zona Norte do Rio

Embora a Portela seja seu epicentro, a história do samba foi construída também em outros locais desse emblemático território urbano

O trem do Samba (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

A TV Brasil lançou, logo após o Carnaval, um documentário inédito, intitulado “Estação Oswaldo Cruz”.

Marquinhos de Oswaldo Cruz conduz o curta, explorando alguns locais artisticamente ligados ao bairro. O filme destaca a última edição da festa organizada pelo sambista há quase 30 anos, o Trem do Samba, que parte da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, com diversas rodas de samba em seus vagões, rumo à estação de Oswaldo Cruz, na Zona Norte. Lá, ocorrem shows em palcos, bares e outros espaços próximos à estação.

Em clima de roda de samba, o documentário narra a história de Paulo da Portela, o primeiro grande agitador cultural do bairro. Para escapar da perseguição ao samba na primeira metade do século passado, Paulo esperava o fechamento das portas dos trens da Central para iniciar rodas de samba nos vagões – prática que inspirou o Trem do Samba.

O sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, conhecido por seu excelente álbum “Uma Geografia Popular” (2004), explica que Oswaldo Cruz reuniu tantos bambas no passado por sua distância do centro do Rio, tornando comuns os encontros para fazer e tocar samba na Portela e em suas proximidades ao longo do ano.

Locais em Oswaldo Cruz, como as casas de Dona Esther e Tia Doca, serviram como pontos de encontro para sambistas, atraindo até artistas conhecidos do grande público. De Oswaldo Cruz emergiram vários compositores de samba históricos, como Candeia, Mijinha, Manacéia, Jorge Bubu, Alcides Malandro Histórico, Argemiro, Chico Santana e Monarco. Esses artistas são frequentemente citados como mestres, tanto por sambistas quanto por grandes nomes da música.

Há 15 anos, Marquinhos de Oswaldo Cruz organiza, todo segundo domingo do mês em Oswaldo Cruz, a Feira de Yabás, celebrando o samba e a gastronomia negra carioca. Neste domingo, 10, a feira terá um evento especial na praça Paulo da Portela, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a participação de várias sambistas, incluindo Tia Surica (presidente de honra da Portela), Dorina, Marina Íris, Nilze Carvalho, Marcelle Motta e Bia Aparecida.

Assista ao documentário no YouTube:

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo