Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Danilo Miranda chamou a atenção da elite para a riqueza cultural do Brasil

Ministro da cultura informal, o ex-diretor do Sesc saiu do campo das ideias e pôs em prática uma política para o setor

Danilo Santos de Miranda no velório do diretor de teatro Antunes Filho, no Sesc Consolação, em maio de 2019. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Morreu neste domingo 29 Danilo Santos Miranda, aos 80 anos, de causa não informada. Foi diretor do Sesc São Paulo desde 1984, expandindo e tornando a instituição uma referência na exposição da diversidade cultural do País.

O Serviço Social do Comércio foi criado por empresários para proporcionar aos trabalhadores do setor atividades diversas a preços bastante acessíveis ou gratuitas.

O sociólogo e ex-seminarista deu uma reviravolta no sistema em São Paulo quando levou para dentro das unidades do Sesc toda a diversidade cultural do País, a partir de uma curadoria incansável para difundir o amplo espectro das artes nos palcos.

Foi capaz, por todo esse tempo, de se equilibrar entre os interesses empresariais e a pluralidade cultural, em um país que tende a se entregar aos modismos da indústria de massificação. Foi quase um soldado na defesa da cultura alijada da mídia.

Com essa postura, aliada a uma incansável ideia de ampliar a atuação pelo estado de São Paulo, foi ganhando espaço e respeito, tanto da elite quanto do setor cultural, de gestores a artistas – destes ganhou proximidade e por eles era admirado.

No material do Sesc, costumava assinar textos sobre a importância da realização dos projetos, algo que mostrava o seu comprometimento de levar adiante uma política cultural não alinhada à indústria do entretenimento.

A sua ideia – colocada em prática – foi copiada por gestores Brasil afora. Danilo Miranda também foi um crítico – ao seu modo bem civilizado e nas entrelinhas – dos tempos sombrios de Bolsonaro – este, um adepto do desmonte das instituições culturais vigentes.

Rompendo a lógica, Danilo Miranda acabou por convencer a elite de que o Sesc poderia assumir sem ônus a função de Ministério da Cultura informal. Deu certo!

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo