Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

As missões de Margareth Menezes no Ministério da Cultura

A cantora, que aceitou o convite para ser ministra, deve seguir a linha de valorização das manifestações populares. Mas há também outras demandas

Margareth Menezes terá o A nova ministra terá que lidar também com o desmonte da área nos últimos anos. Terá o desafio de reativar a Lei Rouanet e destravar a Lei do Audiovisual (Foto: José de Holanda)
Apoie Siga-nos no

O anúncio de que Margareth Menezes aceitou o convite para ser ministra da Cultura, confirmado nesta terça 13, tem um grande significado simbólico, 

Trata-se de uma personalidade de expressão na cultura, ligada há várias décadas ao movimento afro e de ações sociais. Tem visão de onde deve começar o seu programa de fortalecimento e valorização das artes. Como Gilberto Gil, que esteve à frente do ministério entre 2002 e 2008. 

O percurso de Margareth não deve fugir ao de Gil, que apostou no foco na diversidade cultural, no estímulo à produção e em projetos de inclusão e desenvolvimento da chamada indústria da economia criativa. Inclui-se ainda no programa o fomento a grupos das mais diversas manifestações pelo país afora.

Mas os tempos são outros. A nova ministra terá que lidar também com o desmonte da área nos últimos anos. Terá o desafio, por exemplo, de reativar a Lei Rouanet e destravar a Lei do Audiovisual – apenas para citar dois importantes mecanismos de fomento à arte no País que foram negligenciados (e até atacados) neste tenebroso período.

Fora isso, houve um incremento espontâneo da cultura promovido por agentes periféricos nas grandes cidades. O movimento, que tem como base o funk e o rap, movimenta uma extensa rede de criadores e se comunica de maneira singular com as camadas mais pobres da população. Não há como o governo federal não olhar mais de perto este fenômeno. 

Margareth Menezes deve se cercar de bons quadros da cultura (como fez Gil), tanto do universo político como dos movimentos artísticos. Trata-se de um ministério onde os recursos são escassos – e as necessidades, imensas. É preciso ter equilíbrio para priorizar as urgências, em meio à emperrada máquina estatal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo