Educação

Em nova troca de direção, Inep vai para mão de executivo da Casa Civil

Alexandre Lopes foi nomeado após a demissão de Elmer Vicenzi, que se envolveu em uma desavença com a consultoria jurídica do órgão

Em nova troca de direção, Inep vai para mão de executivo da Casa Civil
Em nova troca de direção, Inep vai para mão de executivo da Casa Civil
Apoie Siga-nos no

O MEC anunciou nesta sexta-feira 17 o novo presidente do Inep: Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, mesmo órgão de origem do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele é servidor público de carreira na área de comércio exterior, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ou seja, mais um órgão importante do MEC comandado por alguém que não é da área de educação.

Inep passa pela terceira troca de presidente no governo Bolsonaro

Lopes foi nomeado após a demissão do delegado Elmer Vicenzi no início da noite desta quinta-feira, 16. Vicenzi ficou no cargo por 20 dias apenas e foi nomeado pelo então ministro Vélez Rodríguez, após a demissão de seu antecessor Marcus Vinicius Rodrigues, que se envolveu na polêmica sobre os exames de avaliação da alfabetização. É a terceira vez que o posto é trocado durante o governo Bolsonaro.

Segundo o Ministério da Educação, foi o próprio Vicenzi que teria pedido seu desligamento. A exoneração, no entanto, teria acontecido devido a uma desavença com a consultoria jurídica do Inep, que desaconselhou o acesso, por parte do MEC, a dados pessoais de alunos para emissão de uma carteirinha estudantil que o governo pretende lançar. O parecer foi uma resposta ao Ministério da Educação que solicitou acesso aos dados do Censo da Educação Superior. O objetivo seria o de retirar o poder de entidades como União Nacional dos Estudantes (UNE), que têm nesse serviço sua principal fonte de receita.

Segundo informações da imprensa, em relação à aquisição dos dados, tarefa irregular, Vicenzi estava alinhado com Abraham Weintraub, mas, por outro lado, o seu rendimento não vinha convencendo o ministro, que optou pela troca. O Inep é responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, além de outras provas como Revalida, Encceja e Enade, entre outras; avaliações (Sinaes, Saeb); censos da educação e estatísticas sobre a educação brasileira, como as que formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo