Política

Relator diz que parecer da 6×1 sai na quinta, mas não descarta mudança no texto

Prioridade do governo Lula para este ano, a matéria precisa de aval da CCJ antes de avançar ao plenário

Relator diz que parecer da 6×1 sai na quinta, mas não descarta mudança no texto
Relator diz que parecer da 6×1 sai na quinta, mas não descarta mudança no texto
Senador Omar Aziz - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Relator da PEC que acaba com a escala 6×1, o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou nesta segunda-feira 24 que apresentará seu parecer sobre o tema à Comissão de Constituição e Justiça do Senado na próxima quinta-feira 27. Disse em entrevista à Folha de S.Paulo, porém, não ter decidido se manterá ou alterará o texto aprovado pela Câmara dos Deputados.

Prioridade do governo Lula (PT) para este ano, a matéria precisa ser aprovada pela CCJ antes de avançar ao plenário. O colegiado é presidido por Otto Alencar (PSD-BA), que, a exemplo de Aziz, é considerado um aliado pelo Palácio do Planalto.

Em razão do período eleitoral, o Congresso Nacional terá apenas uma semana de votações antes do pleito, de 31 de agosto a 4 de setembro. Por esta razão, líderes do governo trabalham para avançar com o texto na comissão e no plenário no mesmo dia.

O projeto foi despachado à CCJ na semana passada, depois de um período marcado pelo mal-estar na relação entre o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), e Lula. O diálogo entre os dois foi retomado.

A expectativa é que o parecer de Aziz não sugira alterações substanciais ao texto chancelado pela Câmara no início do ano. Uma mudança obrigaria a proposta a retornar aos deputados, atrasando a aprovação definitiva.

Por outro lado, a oposição bolsonarista trabalha para votar o texto apenas depois da eleição. O modelo defendido por aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL), adversário de Lula na corrida presidencial, prevê livre negociação entre patrões e empregados, com pagamento por hora trabalhada.

Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira, o presidente alfinetou o filho de Jair Bolsonaro pela articulação para adiar a votação. Sem citar Flávio, disse que a ofensiva vai de encontro aos interesses dos trabalhadores brasileiros.

“O povo trabalhador que movimenta este país merece ter mais tempo para o lazer, para cuidar da saúde e para acompanhar o crescimento dos filhos. É sobre tempo para a família”, escreveu Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo