Justiça

Exército diz a Moraes que entregou armas de Bolsonaro para a PF

O comandante do Exército disse que uma pistola e uma espingarda listadas em despacho do ministro não se encontram no batalhão

Exército diz a Moraes que entregou armas de Bolsonaro para a PF
Exército diz a Moraes que entregou armas de Bolsonaro para a PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, em 3 de setembro de 2025. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O comandante do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, tenente-coronel Caio de Vargas Lisbôa, informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que entregou seis das oito armas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estavam sob sua custódia à Polícia Federal.

Na manifestação enviada nesta segunda-feira 6, Lisbôa disse que uma pistola e uma espingarda listadas em despacho do ministro que determinou a apreensão dos armamentos não se encontram no batalhão. Tratam-se das seguintes armas:

  • Pistola Forjas Taurus, número de série KVJ78119, calibre .380 Automatic (permitido), registro SIGMA nº 77886; e

  • Espingarda Maestro Arms Company, número de série 481-H21YD-1017, calibre 12 GA (permitido), registro SIGMA nº 1816471.

Moraes solicitou à PF no mesmo despacho que informe se está de posse de outras duas armas – Carabina/Fuzil Caracal 5mm e a Pistola Caracal 9 mm Parabellum – conforme disseram os advogados de Bolsonaro.

O ministro determinou a apreensão de todas as armas e revogou o Certificado de Registro e de Colecionar Atirador Desportivo e Caçador de oito das dez armas. As decisões de Moraes ocorreram após ele manter a prisão domiciliar de Bolsonaro.

Dias antes de encerrar o prazo de 90 dias concedido pelo ministro, uma pistola do ex-presidente foi encontrada no carro de um militar responsável por sua segurança, parado em uma blitz. O caso resultou na abertura de um inquérito pela Polícia Civil do Distrito Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo