Justiça

Moraes dá 10 dias para Roberto Jefferson pagar multa por condenação no STF

Se não houver o pagamento voluntário, a PGR deverá prosseguir com a execução

Moraes dá 10 dias para Roberto Jefferson pagar multa por condenação no STF
Moraes dá 10 dias para Roberto Jefferson pagar multa por condenação no STF
O ex-deputado Roberto Jefferson. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira 16, a intimação do ex-deputado federal Roberto Jefferson para que pague em até dez dias a multa de 200 mil reais imposta no julgamento em que a Corte o condenou a nove anos de prisão, no fim de 2024. O valor deve ser atualizado.

Se não houver o pagamento voluntário, acrescentou Moraes, a Secretaria Judiciária deverá atualizar o cálculo da multa e encaminhar os documentos à Procuradoria-Geral da República, a fim de adotar as providências necessárias para a execução.

O ministro também já autorizou a chamada detração da pena, por meio da qual se pode abater da sentença condenatória o tempo de prisão preventiva. A defesa ainda requereu a progressão de regime, mas não houve decisão.

Moraes mandou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro fornecer, em até 48 horas, informações sobre o comportamento de Jefferson no período em que esteve no presídio e a respeito de eventuais violações ao uso de tornozeleira eletrônica.

Em janeiro deste ano, Moraes declarou extinta a punição por calúnia e incitação pública — o que, na prática, reduz a pena a cumprir. Conforme o novo atestado expedido pela Justiça do Rio de Janeiro, Jefferson tem uma pena de sete anos e sete meses em regime inicialmente fechado, da qual já cumpriu quatro anos e sete meses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo