Justiça
‘Lição de democracia para o mundo’, diz Lula sobre prisões de Bolsonaro e generais
Presidente afirma que Justiça atuou ‘sem alarde’ e que o País mostrou maturidade democrática após condenações pelo STF
Um dia após o Supremo Tribunal Federal determinar o início do cumprimento das penas dos núcleo 1 da trama golpista, o presidente Lula (PT) declarou que o Brasil “deu uma lição de democracia para o mundo”. A declaração ocorreu nesta quarta-feira 26 durante a cerimônia em que sancionou o projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até 5 mil reais mensais.
“Esse País ontem deu uma lição de democracia para todo o mundo. Sem alarde, a Justiça mostrou a sua força, não se amedrontou com ameaças de fora”, afirmou Lula, referindo-se às prisões determinadas pelo STF, que incluíram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um almirante e quatro generais da reserva condenados por participação na trama golpista.
O presidente destacou a igualdade perante a lei ao comentar a decisão da Corte. “Você tem um ex-presidente e quatro generais presos. Democracia vale para todos, não é privilégio de ninguém”, declarou.
Lula afirmou ainda que o episódio representa um marco para o amadurecimento institucional do Brasil. “Estou feliz que esse País demonstrou que está maduro para exercer a democracia no mais alto de sua plenitude”, finalizou.
As declarações ocorreram no dia seguinte à determinação do ministro Alexandre de Moraes para que os condenados fossem enviados às unidades militares ou prisionais designadas, além do encaminhamento ao Superior Tribunal Militar da avaliação sobre perda de posto e patente dos oficiais envolvidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Como Moraes fechou a porta dos recursos e acelerou a prisão de Bolsonaro
Por CartaCapital
Moraes autoriza alimentação especial para Bolsonaro, mas manda PF fiscalizar
Por CartaCapital



