Justiça
STJ arquiva inusitado pedido para prender Vladimir Putin
Autor chegou a reclamar ao STF contra a rejeição do habeas corpus
O Superior Tribunal de Justiça arquivou um habeas corpus que pedia à Corte o cumprimento de um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com base em uma ordem emitida pelo Tribunal Penal Internacional.
O autor da solicitação ao STJ alegava que o Brasil, como signatário do Estatuto de Roma, estaria obrigado a cumprir o mandado caso Putin estivesse em território nacional.
O presidente do STJ, Herman Benjamin, negou o pedido em 14 de novembro de 2024, referindo-se ao HC como “inusitado e desprovido de fundamentação adequada”.
O autor contestou a liminar e chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal, que determinou a declaração de trânsito em julgado — ou seja, o fim do processo, sem a possibilidade de novos recursos.
Em 7 de maio, por fim, o vice-presidente do STJ, Luis Felipe Salomão, ordenou o arquivamento do caso. “Configurado o exaurimento da prestação jurisdicional, nada mais há que se possa apreciar”, escreveu.
O TPI emitiu o mandado de prisão contra Putin em março de 2023 por suposta deportação ilegal de crianças ucranianas em meio à guerra no leste europeu. Na última quarta-feira 25, a diplomacia russa confirmou que o presidente não participará presencialmente da cúpula do Brics marcada para 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Putin não irá ao encontro do Brics no Rio por risco de prisão
Por CartaCapital
Putin condena o ataque americano, mas evita prometer ajuda militar ao Irã
Por André Lucena
‘É preocupante’, diz Putin em alerta sobre potencial guerra mundial
Por CartaCapital



