Justiça
Após decisão judicial, Alexandre Frota retira do ar vídeo que expunha médica em ‘fiscalização’
O ator e ex-deputado é vereador na cidade de Cotia (SP)


O ator Alexandre Frota, que é vereador em Cotia (SP) pelo PDT, retirou das redes sociais um vídeo em que expunha uma médica que atua em serviço de saúde pública da cidade. As imagens, gravadas durante um ato que Frota chamou de “fiscalização”, foram excluídas após decisão da Justiça.
O vídeo mostra Frota, acompanhado de outras pessoas, entrando em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que fica na região metropolitana da capital paulista. Ele afirma que encontrou profissionais dormindo no local. A médica que acionou a Justiça é gravada pedindo ao vereador que deixe o hospital, alegando desrespeito aos profissionais.
Na decisão, a juíza Renata Pedreno acatou o pedido da defesa da médica e determinou, na sexta-feira 4, a urgência para retirada das imagens do ar, sob pena de multa que poderia chegar a 500 mil reais.
Frota disse que não chegou a ser notificado formalmente sobre a decisão judicial, mas, na manhã desta segunda-feira 7, fez nova postagem nas redes sociais mostrando que estava apagando o vídeo que deu origem ao caso. O vereador disse que decidiu apagar as imagens após ter sido procurado por jornalista do portal g1 que teve acesso à decisão.
Na decisão, a juíza determinou ainda que Frota deve se abster de fazer novas postagens, em qualquer plataforma, mencionando a médica exposta no vídeo anterior. A Meta, empresa dona do Facebook, que também foi citada e poderia ser multada se o vídeo fosse mantido no ar, não se pronunciou sobre o caso.
Frota entrou para a política partidária em 2018, tendo sido eleito deputado federal em meio à onda bolsonarista daquele ano pelo PSL (partido oficial do bolsonarismo à época; a legenda depois se fundiu ao Democratas para dar origem ao União Brasil. O então deputado rompeu com o bolsonarismo durante o mandato. Candidatou-se a deputado estadual em São Paulo em 2022 pelo PSDB, mas não foi eleito. Depois de passar pelo PROS (posteriormente incorporado pelo Solidariedade), se juntou ao PDT de Ciro Gomes e foi eleito vereador em Cotia em 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes multa Allan dos Santos em R$ 15 mil por uso de redes sociais
Por CartaCapital
Câmara discute proibir o bloqueio de perfis de candidatos nas redes sociais
Por CartaCapital