Política

Quem é Clésio Salvaro, prefeito preso em operação em Criciúma

Político suspeito de integrar um esquema fraudulento no serviço funerário na cidade catarinense é conhecido por polêmicas ligadas à liberdade de expressão

Quem é Clésio Salvaro, prefeito preso em operação em Criciúma
Quem é Clésio Salvaro, prefeito preso em operação em Criciúma
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Uma operação deflagrada pelo Gaeco, na manhã desta terça-feira 3, prendeu o prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro. Ele é suspeito de participar de um esquema de fraude a serviços funerários na cidade catarinense.

“Eu tenho certeza da minha inocência. […] Não há dolo, não há intenção, não há vantagens, não há absolutamente nada que possa me incriminar”, disse o político em gravação publicada nas redes sociais.

Salvaro é conhecido por polêmicas ligadas à liberdade de expressão. Em 2021, por exemplo, ele foi investigado pelo Ministério Público (MP) por prejuízo à dignidade humana em caráter coletivo, depois de exonerar um professor da rede pública de ensino que reproduziu um clipe do cantor Criolo aos alunos. 

À época, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma disse que o conteúdo da letra “Etérea” era inapropriado. A canção trata da temática LGBTQIA+.

A relação problemática com servidores municipais também ficou saliente no pico da pandemia de Covid-19, no início de 2021. À época, a gestão Salvaro chegou a determinar que os servidores poderiam adotar o lockdown – uma medida de distanciamento social necessária para conter a disseminação do vírus -, mas teriam que abrir mão de parte dos salários.

“Vocês vão ter lockdown, estou assinando o decreto. Lockdown sem remuneração. Não quer vir trabalhar, não tem problema. Quer se cuidar, ótimo, vai ficar em casa. E não vai receber salário. É muito fácil pedir lockdown quando a geladeira está cheia e o salário garantido”, disse Salvaro, ao determinar a medida. 

A sequência do mandato de Salvaro foi marcada por outra polêmica, logo no início de 2024. Dessa vez, envolvendo o grupo Planet Hemp. A banda tinha uma apresentação marcada na cidade, junto com o cantor Criolo, quando Salvaro ameaçou cortar parte da luz do município caso houvesse “apologia às drogas” no show.

Salvaro não será candidato no pleito deste ano. Ele foi eleito em 2016 para governar a cidade, tendo sido reeleito em 2020.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo