Justiça
Justiça revoga mandado de prisão preventiva contra o ex-CEO da Americanas
O juiz acolheu os argumentos da defesa de que não houve ‘fuga de jurisdição’


O Tribunal Regional Federal da 2ª Região concedeu um concedeu habeas corpus para revogar o mandado de prisão preventiva contra Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas.
A decisão foi assinada pelo desembargador Flavio Lucas nesta terça-feira 20. O juiz acolheu os argumentos da defesa de que não houve “fuga de jurisdição”, já que Gutierrez continuava à disposição da Justiça brasileira, mesmo morando na Espanha.
Ele chegou a ser preso pela Interpol em Madri, em decorrência a uma operação da Polícia Federal no Brasil. Um dia depois ele foi liberado pelas autoridades espanholas.
O pedido de prisão feito pelas autoridades brasileiras foi analisado pela Justiça espanhola, que permitiu o relaxamento da medida de custódia.
O pedido de prisão preventiva, entretanto, seguia em vigor no Brasil, que solicitava sua extradição.
De acordo com a PF, os então diretores da Americanas teriam praticado o crime de manipulação de mercado, usando informação privilegiadas. Eles são acusados de formarem uma associação criminosa para promover a lavagem de dinheiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após fraude e recuperação judicial, Americanas tem prejuízo de R$ 2,3 bilhões em 2023
Por André Lucena
Comitê independente contratado pela Americanas confirma fraude contábil
Por CartaCapital