Justiça

Fux marca audiência para que União e RS discutam extinção da dívida do estado

Atualmente, a dívida do estado com a União atinge a casa dos 90 bilhões de reais

Fux marca audiência para que União e RS discutam extinção da dívida do estado
Fux marca audiência para que União e RS discutam extinção da dívida do estado
O ministro do STF Luiz Fux. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, marcou para a próxima terça-feira 25 uma audiência de conciliação entra a União e o estado do Rio Grande do Sul para que seja discutida a extinção da dívida do estado. A ação sobre o tema foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul.

“Intimem-se, com urgência, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS, autora da ação), a União e o Estado do Rio Grande do Sul para que se façam presentes na audiência. Intime-se, ainda, a Procuradoria-Geral da República”, escreveu Fux no despacho.

Por causa das enchentes que atingem o estado, o governo Lula (PT) suspendeu a dívida por três anos. Com a medida, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o RS deve deixar de pagar 11 bilhões de reais de imediato. Atualmente, a dívida do estado atinge a casa dos 90 bilhões de reais.

A extinção completa da dívida é defendida pelo governador Eduardo Leite (PSDB). O tucano quer que o governo federal considere quitada a dívida com a União, em razão da catástrofe.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União já se manifestou contra a ideia, afirmando considerar o pedido de perdão da dívida “descabido”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo