CartaExpressa

Deputados pedem que governo do Paraná seja investigado por retirada de livros

Parlamentares do PSOL e da Rede pedem apuração contra o governador Ratinho Jr., além do secretário e diretor de educação do estado

Deputados pedem que governo do Paraná seja investigado por retirada de livros
Deputados pedem que governo do Paraná seja investigado por retirada de livros
O governador do Paraná, Ratinho Junior. (Foto: Rodrigo Felix Leal. /ANPr.) O governador Ratinho Junior. (Foto: Rodrigo Felix Leal. /ANPr.)
Apoie Siga-nos no

Deputados do PSOL e da Rede entraram com uma representação junto ao Ministério Público Federal pedindo que seja apurada uma suposta censura por parte do governo do Paraná que determinou, via secretaria de educação, a retirada do livro ‘O Avesso da Pele’, do autor Jeferson Tenorio, das escolas da rede estadual.

Os parlamentares pedem que sejam investigadas as condutas do governador Ratinho Jr. (PSD), do secretário de educação do estado, Roni Miranda Vieira, e do diretor da diretoria de educação do estado, Anderfábio Oliveira dos Santos, por estarem envolvidos no pedido de recolhimento da obra literária.

O pedido é para que os representantes sejam investigados tendo em vista possíveis violações constitucionais aos princípios da administração pública, entre eles o da impessoalidade.

A abertura do pedido de inquérito é justificada para ‘apurar medidas semelhantes de censura a livros que tratem da temática racial e dos efeitos do racismo na sociedade brasileira em outros estados da federação, de modo que verificadas as ilegalidades no descumprimento dos ditames legais/constitucionais, que sejam tomadas as providências necessárias e cabíveis, visando ao cumprimento da lei e da Constituição da República’, grafam os parlamentares.

A peça, assinada pela líder da bancada do PSOL, a deputada federal Erika Hilton, é acompanhada por mais 12 parlamentares da sigla, Henrique dos Santos Vieira Lima (RJ), Célia Xakriabá (MG), Francisco Rodrigues de Alencar Filho (RJ), Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ), Guilherme Boulos (SP), Ivan Valente (SP), Luciene Cavalcante da Silva (SP), Luiza Erundina (SP), Sâmia Bomfim (SP), Talíria Petrone Soares (RJ), Tarcísio Motta de Carvalho (RJ). Também assina a ação o deputado federal Tulio Gadelha (Rede).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo