Diversidade

assine e leia

O que está por trás da obsessão com o peso das mulheres

Enquanto perdemos tempo em busca de ideais inatingíveis, os poderes do mundo seguem nas mãos dos homens

Paolla Oliveira e Yasmin Brunet. Foto: Daniel Pinheiro / Instagram
Apoie Siga-nos no

Você está comendo demais! Assim, vai ficar gordinha! Como a maioria das mulheres, eu fui uma garota de peso normal que foi gradualmente convencida de que pesava mais do que deveria. A consciência corporal à qual meninas são forçadas desde a tenra idade não deixa nenhum rastro saudável, mas sim, a semente de um desconforto com o corpo que nos seguirá por toda a vida até que consigamos, de algum modo, elaborar. 

Pesquisadores do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto lideraram um estudo com mais de 200 crianças em 2023 a fim de compreender quais são as fases de maior vulnerabilidade aos transtornos alimentares em adolescentes do sexo feminino. Segundo resultados da pesquisa, a fase mais suscetível ocorre após a primeira menstruação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo