CartaExpressa
Ministério Público vai exigir registro de quem consultou salário de procuradores
CNMP alega que medida visa garantir a segurança dos dados dos membros do órgão


O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou uma resolução que exigirá que o cidadão se identifique ao consultar pela internet o salário dos procuradores e promotores.
A medida, na prática, cria um obstáculo à transparência e pode gerar um constrangimento a quem faz a consulta. Ainda assim, a resolução foi acatada por unanimidade pelos conselheiros do MP.
O CNMP é um órgão de fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público.
A resolução, apontam analistas, contraria o princípio constitucional da publicidade, que garante acesso ao cidadão às informações relativas a servidores públicos, entre outras, bem como às leis de acesso à informação e do governo digital.
Segundo o CNMP, no entanto, a nova regra “não inviabiliza a transparência das informações, uma vez que os dados continuarão disponíveis a qualquer cidadão, como determina a Lei de Acesso à Informação”.
Na prática, a medida também dificulta a coleta automatizada de informações salariais dos membros do MP. Ela barra, por exemplo, o acesso de plataformas como o DadosJusBr e Transparência Brasil, que possibilitam consultar a remuneração de mais e uma centena de órgãos do Judiciário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Área técnica do TCU vai contra defesa de Bolsonaro e defende devolução de joias
Por CartaCapital
Senado aprova indicação de Paulo Gonet para a PGR
Por Marina Verenicz
Direitos LGBT e cotas: o que disse Paulo Gonet na sabatina do Senado
Por Marina Verenicz
A reação de Dino após a aprovação para o STF
Por CartaCapital