Justiça
PF informa a Moraes que Interpol não incluiu bolsonarista na lista de procurados
Impossibilidade decorreu do pedido de asilo feito por Oswaldo Eustáquio ao governo do Paraguai


A Polícia Federal informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que não conseguiu incluir o nome do bolsonarista Oswaldo Eustáquio na lista vermelha da Interpol. As informações são do colunista Guilherme Amado, no site Metrópoles, nesta quarta-feira 6.
O blogueiro está foragido da Justiça, após ter sido expedido um mandado de prisão conta ele pela Corte.
A inclusão do nome de Eustáquio na difusão vermelha da Interpol foi determinada em julho pelo ministro. Em setembro, a PF encaminhou ofício negativo de inclusão.
Segundo a publicação, apesar da PF pedido já ter sido feito à Interpol em duas oportunidades, o nome do bolsonarista ainda não consta do sistema. O representante da Polícia Federal também disse que a corporação tem feito “diversas e intensas” ações para localizar Eustáquio, que desde dezembro está foragido de uma ordem de prisão determinada por Alexandre de Moraes.
Ainda segundo o documento, a Interpol não faz inserção de difusão vermelha contra pessoas que pediram refúgio ou asilo político a outros países.
Oswaldo Eustáquio solicitou refúgio no Paraguai em janeiro e obteve a permissão de permanência temporária no país até a decisão final sobre o pedido.
O bolsonarista é investigado pelo STF por crimes de ameaça e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Na tentativa de fechar o cerco contra o militante, Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias da filha de 15 anos do blogueiro, após ele pedir doações em nome da jovem para tentar driblar os bloqueios impostos pelo ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes mantém sob sigilo mensagens entre Aras e empresários bolsonaristas
Por CartaCapital
AGU pede indenização de R$ 15 milhões a bolsonaristas que tentaram explodir caminhão-tanque em Brasília
Por CartaCapital
Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação a 8 anos de inelegibilidade
Por CartaCapital
8 de Janeiro: Moraes dá 48 horas para a Meta apresentar vídeo com fake news publicado por Bolsonaro
Por CartaCapital