CartaExpressa
Defesa Civil registra novo tremor em mina sob risco de colapso em Maceió
Segundo o órgão, três sensores instalados no bairro do Mutange continuam a apresentar alertas de movimentação


A Defesa Civil de Maceió (AL) registrou na noite desta sexta-feira 1º um tremor de terra a 330 metros de profundidade, na região em que fica a mina explorada sob risco de colapso. O evento sísmico teve uma magnitude de 0,39 Ml.
Segundo o órgão, três sensores instalados no bairro do Mutange continuam a apresentar alertas de movimentação. O Centro de Monitoramento segue em alerta máximo.
O risco de rompimento ocorre em uma mina aberta pela petroquímica Braskem. O possível colapso abriria uma cratera gigante em uma área desabitada do Mutange, localizado às margens da Lagoa Mundaú.
A situação é fruto de um processo que se agravou nos últimos anos. Em 2018, cavernas abertas pela extração de sal-gema, realizada pela companhia desde o final dos anos 1990, começaram a ser fechadas após cinco bairros passarem a afundar. Ao menos 50 mil pessoas foram afetadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após recomendação do MPT, trabalhadores da Braskem são retirados da área de risco em Maceió
Por Agência Brasil
Entenda o que falta para a CPI da Braskem no Senado começar a funcionar
Por Wendal Carmo
Renan cobra instalação da CPI da Braskem no Senado: ‘Ação criminosa continua impune’
Por CartaCapital