CartaExpressa

Juiz que assinou a soltura de Lula é escolhido para comandar Vara da Lava Jato

TRF-4 aprova a escolha de Danilo Pereira Júnior para a chefia da 13ª Vara Federal de Curitiba

O juiz Danilo Pereira Júnior. Foto: Reprodução/YouTube
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região aprovou, nesta segunda-feira 27, a escolha do juiz Danilo Pereira Júnior para comandar a 13º Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos remanescentes da Operação Lava Jato.

Anteriormente, quem ocupava esse cargo era o juiz Eduardo Appio. Afastado desde maio, o magistrado ficará com a 18ª Vara Federal de Curitiba. A 13ª Vara já foi chefiada por Sergio Moro (União-PR), hoje senador.

A decisão, que ainda não foi publicada, foi tomada pelo Conselho de Administração do TRF-4. Pereira Júnior ficou conhecido por assinar a soltura de Lula em novembro de 2019, quando o petista estava preso pela Lava Jato.

Com a escolha, o juiz deixará a 12ª Vara Federal. Antes, ele havia sido auxiliar no gabinete do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar