CartaExpressa

O próximo passo do juiz Eduardo Appio, agora longe da Lava Jato

O magistrado está afastado da 13ª Vara de Curitiba desde 22 de maio, por decisão do TRF-4

O próximo passo do juiz Eduardo Appio, agora longe da Lava Jato
O próximo passo do juiz Eduardo Appio, agora longe da Lava Jato
O juiz Eduardo Appio. Foto: Reprodução/Justiça Federal
Apoie Siga-nos no

O juiz Eduardo Appio se inscreveu nesta sexta-feira 20 em um edital de remoção para a 18ª Vara Federal de Curitiba (PR), responsável por processos previdenciários. Os candidatos podem se apresentar até 3 de novembro e desistir até o dia 7.

O movimento de Appio é fruto de um acordo fechado na última quarta-feira 18, em uma audiência de conciliação com o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Pelos termos acertados, ele desistiu de tentar sua recondução à 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos remanescentes da Lava Jato, e em troca deixará de ser alvo de um procedimento administrativo ao qual responde no CNJ.

Appio está afastado da 13ª Vara desde 22 de maio. A decisão, tomada pelo TRF-4, atendeu a uma representação do desembargador federal Marcelo Malucelli, que afirmou que seu filho recebeu uma ligação telefônica com “ameaças”. O tribunal teria indícios de que Appio seria o responsável pelo telefonema. A defesa do juiz nega a acusação.

Na audiência de quarta, ele reconheceu uma conduta imprópria, mas não admitiu ser o autor da chamada.

Por enquanto, Fábio Nunes de Martino segue no comando da 13ª Vara da capital paranaense. Em 2019, ele assinou uma nota em apoio ao então juiz Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo