Mundo
Biden liga para Milei e o cumprimenta por eleição à Presidência da Argentina
Segundo a Casa Branca, o presidente dos EUA falou sobre ‘a importância de continuar a fortalecer nossa sólida relação bilateral’


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou em um telefonema nesta quarta-feira 22 o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, três dias depois da vitória do “ultraliberal” para chefiar a segunda maior economia da América do Sul.
“O presidente Biden falou com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, para parabenizá-lo e falar da importância de continuar a fortalecer nossa sólida relação bilateral”, informou a Casa Branca em um comunicado.
Mais tarde, será publicado um resumo da ligação.
Milei, um economista de 53 anos que ganhou fama como comentarista na TV e que algumas vezes fez campanha agitando uma motosserra no palco, venceu no domingo com 55,7% dos votos o ministro da Economia, o peronista Sergio Massa.
Os eleitores castigaram o governo por décadas de declínio econômico, com uma inflação anual que chegou em outubro a 143%.
Milei propôs fechar o Banco Central e dolarizar a economia para acabar com a emissão monetária e a inflação.
Durante sua campanha, também disse que cortaria drasticamente os gastos públicos e eliminaria uma dezena de ministérios, entre outras propostas polêmicas. Depois, suavizou parte de sua retórica, deixando dúvidas sobre seus reais planos.
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, havia parabenizado Milei em um comunicado no domingo e acrescentou que os EUA também aplaudiam “o robusto processo democrático por meio do qual o povo argentino se pronunciou”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

De Obama a Milei, como brasileiros avaliam líderes internacionais, segundo pesquisa Atlas
Por CartaCapital
Presidente do Chile comparecerá à cerimônia de posse de Milei na Argentina
Por AFP
O que diz Milei sobre a primeira reunião com Alberto Fernández na Argentina
Por CartaCapital