CartaExpressa
Evacuação de estrangeiros de Gaza para o Egito foi suspensa, diz funcionário palestino
Medida vem após Israel negar saída de palestinos feridos para receberem tratamento em hospitais
O Hamas, que governa Gaza, suspendeu a evacuação de estrangeiros e binacionais para o Egito após Israel se recusar a autorizar a saída de palestinos feridos para receber tratamento em hospitais egípcios, informou neste sábado 4 um funcionário palestino da passagem de fronteira.
“Nenhum titular de passaporte estrangeiro poderá sair da Faixa de Gaza até que os feridos que precisam ser evacuados dos hospitais no norte da Faixa possam ser transportados pela passagem de Rafah” até o Egito, indicou o funcionário, que falou sob condição de anonimato.
Ao todo, 2.226 pessoas foram autorizadas a deixar Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito em quatro dias.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Brasileiros ficam de fora da 4ª lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza
Por CartaCapital
Hamas denuncia 12 mortos em escola da ONU em Gaza após bombardeio israelense
Por AFP


