CartaExpressa

Fux decide que site ‘The Intercept’ pode voltar a divulgar reportagem sobre o assassinato de Mãe Bernadete

Bernadete é uma liderança quilombola que foi assassinada em agosto deste ano na cidade baiana de Simões Filho

Fux decide que site ‘The Intercept’ pode voltar a divulgar reportagem sobre o assassinato de Mãe Bernadete
Fux decide que site ‘The Intercept’ pode voltar a divulgar reportagem sobre o assassinato de Mãe Bernadete
Foto: Arquivo/Conaq
Apoie Siga-nos no

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, liberou nesta quarta-feira 25 o site “The Intercept Brasil” de voltar a divulgar uma reportagem sobre a morte de Mãe Bernadete. A publicação do site sobre o assunto havia sido retirada do ar por determinação do Tribunal de Justiça da Bahia.

Mãe Bernadete é uma liderança quilombola que foi assassinada em agosto deste ano na cidade baiana de Simões Filho. Na liminar provisória, Fux defendeu a liberdade de imprensa e de expressão.

“No presente caso concreto, ao menos em sede de cognição não exauriente, não se verifica situação apta a possibilitar a excepcionalíssima intervenção do Poder Judiciário para a remoção de conteúdo jornalístico veiculado, com o tolhimento da liberdade de expressão e informação”, diz um trecho do documento.

Caso Mãe Bernadete

A mãe de santo e liderança quilombola foi morta em agosto deste ano dentro de casa no Quilombo Pitanga dos Palmares. Mãe Bernadete estava no programa de proteção para defensores de direitos humanos desde 2017.

O filho de Bernadete, Binho do Quilombo, foi assassinado em 2017. Ainda não se sabe o que teria motivado o crime.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo