CartaExpressa
Itamaraty contabiliza três brasileiros desaparecidos após confronto entre Israel e Hamas
Segundo a pasta, todos participavam de um festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza


Em um novo balanço realizado às 14h deste domingo 8, o Ministério das Relações Exteriores contabiliza três brasileiros desaparecidos na área de conflito entre Israel e Palestina. Um brasileiro também ficou ferido e recebeu tratamento em um hospital israelense.
Segundo a pasta, os brasileiros participavam de um festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. Os nomes dos desaparecidos não foram divulgados. Não há registros de brasileiros mortos após o ataque.
A embaixada de Israel no Brasil informou que, entre os brasileiros que estavam na festa, Bruna Valeanu e Renan Glazer estão desaparecidos. O jovem chegou a publicar vídeos e imagens da festa em suas redes sociais.
Neste domingo, a Força Aérea Brasileira anunciou uma operação com seis aeronaves para repatriar brasileiros que estão na região de confronto.
Segundo o Itamaraty, a estimativa é de que 14 mil brasileiros vivem em Israel, e outros 6 mil, na Palestina – a grande maioria, fora da área dos ataques registrados neste fim de semana.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Guerra em Israel se torna nova frente na campanha eleitoral dos EUA
Por AFP
Protestos pró-palestina e segurança reforçada no mundo por guerra entre Israel e Hamas
Por AFP
‘Estamos há 76 anos esperando’: relatos palestinos sobre a ofensiva do Hamas
Por Bárbara Caramuru e Helena Manfrinato