Mundo

FAB anuncia operação para repatriar brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina

São estimados 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina, segundo o Ministério das Relações Exteriores

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A Força Aérea Brasileira anunciou, neste domingo 8, uma operação para repatriar brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina.

Pelo menos seis aeronaves estarão envolvidas na operação: dois aviões KC-30, com capacidade para até 230 passageiros cada; dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada; dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros cada. Além da tripulação de voo, o governo brasileiro também deve enviar médicos e psicólogos para dar assistência aos brasileiros removidos.

A expectativa é a de que o avião KC-30 parta de Natal, no Rio Grande do Norte, e pouse na Itália, onde ficará aguardando orientações para buscar brasileiros no Oriente Médio e devolvê-los ao solo brasileiro.

Não sabemos ainda se essa primeira decolagem será amanhã [segunda, 9] ou na terça, dependendo da montagem dessa lista de passageiros que desejam voltar ao Brasil”, afirmou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno. Ainda de acordo com o comandante, a operação conta com o apoio das embaixadas do Brasil na região. A lista de passageiros, afirmou Damasceno, será fechada na segunda-feira.

O comandante fez o anúncio durante coletiva ao lado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, após uma reunião realizada no Itamaraty.

Ainda há uma expectativa acerca da normalização das operações no Aeroporto Ben-Gurion, o principal em Israel,, o que permitiria que brasileiros deixassem o país em voos comerciais, sem precisar da ajuda do governo. O governo brasileiro ainda avalia a utilização de outros aeroportos, além do próximo a Tel Aviv, para repatriar os brasileiros que não estão em Israel ou podem correr risco ao tentar chegar à capital israelense.

No sábado 7, o Ministério das Relações Exteriores informou que monitora a situação das comunidades brasileiras. São estimados 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina, “a grande maioria dos quais fora da área afetada pelos ataques”, disse o órgão, em nota.

O Ministério também informou três contatos para brasileiros em situação de emergência – os três, com o aplicativo WhatsApp instalado: Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510; Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858; e Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610.

Ainda de acordo com o Itamaraty, um brasileiro foi ferido e encontra-se hospitalizado, recebendo assistência da Embaixada do Brasil em Tel Aviv. O órgão informou ainda que a embaixada também está buscando contato com outros dois brasileiros que estavam em um local que foi atacado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo