CartaExpressa
Pesquisa indica tendência de 2º turno entre Milei e Massa na Argentina
O representante da ultradireita continua a liderar a corrida à Casa Rosada, segundo levatantamento do Opina Argentina


O ultradireitista Javier Milei continua a liderar a corrida à Presidência da Argentina, segundo uma pesquisa do instituto Opina Argentina divulgada pelo jornal Clarín no domingo 17. O levantamento no entanto, foi conduzido na primeira semana deste mês. O primeiro turno está marcado para 22 de outubro.
A persistir a tendência, haverá um segundo turno na disputa pela Casa Rosada, entre Milei e o ministro da Economia, Sergio Massa, representante do peronismo. Confira os resultados da pesquisa:
- Javier Milei (La Libertad Avanza): 34%
- Sergio Massa (Unión por la Patria): 29%
- Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio): 25%.
Nas eleições primárias, realizadas em 13 de agosto para definir os candidatos à Presidência, Milei foi o mais votado, com 29,9%. Juntos por el Cambio somou 28%, enquanto Unión por la Patria conquistou 27,3%.
O Opina Argentina entrevistou 2.073 pessoas por telefone e 286 presencialmente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Massa lidera disputa pela Presidência da Argentina em Buenos Aires, aponta pesquisa
Por CartaCapital
Em campanha pela Presidência, Massa amplia isenção do Imposto de Renda na Argentina
Por CartaCapital
Milei repete Bolsonaro e acusa Lula pelo 8 de Janeiro: ‘Socialista com vocação totalitária’
Por CartaCapital