Mundo

Resultado definitivo das primárias na Argentina mostra Milei abaixo dos 30%

Com o escrutínio oficial, a vantagem do ultradireitista sobre Bullrich e Massa se reduziu

Eleições na Agrentina: Javier Milei, representante da extrema-direita; Sergio Massa, peronista; e Patricia Bullrich, da direita macrista. Fotos: AFP
Apoie Siga-nos no

Mais de duas semanas após as eleições primárias que definiram os candidatos à Presidência da Argentina, a Câmara Nacional Eleitoral divulgou nesta quinta-feira 31 os resultados definitivos.

Os dados confirmam o ultradireitista Javier Milei na dianteira, mas com uma vantagem menor sobre seus adversários.

Confira os resultados oficiais:

  • La Libertad Avanza: 29,86% com Javier Milei;
  • Juntos por el Cambio: 28% com Patricia Bullrich e Horacio Larreta; e
  • Unión por la Patria: 27,28% com Sergio Massa e Juan Grabois.

Nos resultados provisórios, Milei registrava 30,04% – teve, portanto, um pequeno retrocesso na contagem definitiva. Juntos por el Cambio perdeu 0,27 ponto, enquanto Unión por la Patria ganhou 0,1.

Os demais partidos não se mostram competitivos. Hacemos por Nuestro País, com Juan Schiaretti na cabeça, somou 3,71%, enquanto o Frente de Izquierda obteve 2,61%.

Os resultados definitivos confirmam a previsão feita pela vice-presidenta Cristina Kirchner em 18 de maio, quando muitos ainda relativizavam o fôlego da ultradireita: “Será uma eleição atípica, de terços. O que importa é, mais que o teto, o piso. Para chegar ao segundo turno”.

O desafio para Sergio Massa, ministro da Economia e representante da centro-esquerda, é conquistar votos entre os indecisos, os que não foram às urnas e uma parte dos eleitores de Larreta, visto como um personagem mais palatável que Bullrich na direita alinhada em torno do ex-presidente Mauricio Macri.

Conforme o escrutínio definitivo, houve 1.356.480 votos em branco (5,51%) e 309.807 votos nulos (1,24%).

Duas novas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta semana apontam o favoritismo de Milei para o primeiro turno da eleição, marcado para 22 de outubro. Massa, por sua vez, reverte o cenário das primárias e aparece à frente de Bullrich.

Em um dos levantamentos, conduzido pela Analogías entre 18 e 21 de agosto, a vantagem do “libertário” é de 6 pontos. No outro, realizado pela Opinaia entre os dias 15 e 23, Milei lidera por 10 pontos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo