CartaExpressa

Governo publica decreto que encerra o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Encerramento já havia sido anunciado ao longo da última semana, mas só foi oficializado nesta sexta-feira em publicação no Diário Oficial

Governo publica decreto que encerra o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
Governo publica decreto que encerra o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
Apoie Siga-nos no

O governo federal publicou, nesta sexta-feira 21, o decreto que oficializa o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O fim do modelo nacional de militarização das escolas já havia sido anunciado ao longo da última semana, mas só foi oficializado com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

O Pecim, encerrado nesta sexta, era um dos principais programas do governo de Jair Bolsonaro (PL). Apesar de se tornar uma bandeira da direita, nunca teve o resultado positivo comprovado. Uma nota técnica do Ministério da Educação (MEC), que embasou a decisão de encerramento, apontou, entre outros itens, que modelo didático-pedagógico adotado nas unidades também seria conflitante com o sistema brasileiro. O desvio de função dos militares e a visão de que os recursos poderiam ser melhor empregados foram outros dois motivadores para o fim da política.

Ao todo, o programa federal tem 202 escolas e emprega quase 900 militares. As escolas que eram atendidas no Pecim deverão retornar ao sistema regular de ensino estadual. Boa parte dos governadores, porém, anunciou que pretendem seguir com a prática de manter fardados nas escolas. Saem, portanto, as Forças Armadas e devem chegar bombeiros e policiais militares nos locais. Para isso, porém, cada estado terá que correr atrás de regulamentações próprias, conforme explicou o ministro Camilo Santana, em entrevista a CartaCapital.

A estimativa é de que o encerramento do Pecim e a transição para que as escolas voltem totalmente para as mãos das gestões estaduais ocorra em um prazo até dezembro. O decreto publicado, porém, ainda não impôs uma data, tendo passado ao MEC a missão de definir um calendário de transição.

“O Ministério da Educação estabelecerá, no prazo de trinta dias, contado da data de publicação deste Decreto, plano de transição com vistas ao encerramento das atividades reguladas pelo Decreto nº 10.004, de 2019, por meio de pactuação realizada com as secretarias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios responsáveis pelas escolas vinculadas ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares”, diz o trecho principal da publicação assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

DECRETO Nº 11.611, DE 19 DE JULHO DE 2023 – DECRETO Nº 11.611, DE 19 DE JULHO DE 2023 – DOU – Imprensa Nacional

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo