Economia
Decreto prevê pagamento de extra do Auxílio-Gás até o fim de 2023
Presidente Lula editou medida nesta quinta-feira


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto na noite desta quinta-feira (1º) que garante o pagamento de adicional de 50% no Auxílio-Gás até o fim do ano.
O adicional foi incluído na Medida Provisória que retomou o programa Bolsa Família, aprovada hoje no Senado.
Desde janeiro, o governo já tinha previsto o pagamento do valor extra por meio da edição de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente.
No entanto, essa medida, para continuar valendo, precisava ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias. A MP nem chegou a ser analisada pelo Congresso e perdeu a validade. Porém, os parlamentares incorporaram a previsão do adicional na MP do Bolsa Família, que agora vai para sanção do presidente Lula.
O Auxílio-Gás visa ajudar famílias de baixa renda na compra de gás de cozinha. Com o decreto, cada família vai receber metade do valor de um botijão de 13kg de GLP. Como o auxílio normal e o adicional são iguais, ou seja metade do valor, as famílias irão receber o equivalente à média de um botijão. O auxílio e o adicional serão depositados a cada dois meses.
Leia a íntegra do decreto que garantiu o Auxílio-Gas:
DECRETO Nº 11.541, DE 1º DE JUNHO DE 2023 – DECRETO Nº 11.541, DE 1º DE JUNHO DE 2023 – DOU – Imprensa NacionalApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senado aprova MP do Bolsa Família e manutenção do Auxílio-Gás
Por André Lucena
Bolsa Família alcança o maior valor da história em maio; pagamentos começam nesta quinta
Por André Lucena
Deputada vai à PGE e pede a inelegibilidade de Bolsonaro por uso da Caixa na eleição de 2022
Por CartaCapital
Lula publica no Diário Oficial da União a indicação de Cristiano Zanin ao STF
Por CartaCapital
Lula diz que só promoverá reforma ministerial ‘se houver uma catástrofe’
Por Carta Capital