Esporte
Caso Vini Jr.: Justiça espanhola aceita denúncia de entidades brasileiras contra governo e LaLiga por racismo
Autoridades protocolaram pedido ao governo hispânico solicitando medidas em relação aos episódios violência racial sofridos pelo jogador brasileiro


A Justiça da Espanha aceitou a denúncia protocolada por entidades brasileira contra o governo do país europeu e a LaLiga por insultos racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vini Jr.
Entre os autores do pedido estão o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas o Movimento Nacional de Direitos Humanos.
Na quinta-feira 25, o representante da Defensoria do povo da Espanha, Ángel Gabilondo Pujol, afirmou que o órgão recebeu a denúncia e aceitou os pedidos feitos pelas entidades.
O documento relata 10 episódios em que o atacante foi alvo de ofensas racistas na Espanha, apontando que o problema é uma questão estrutural no país da península ibérica.
O pedido prevê três ações a serem implementadas pelo governo espanhol:
- a instauração de um procedimento administrativo para investigar os casos;
- o cumprimento de medidas para garantir o respeito ao jogador pela Federação Espanhola de Futebol;
- e um procedimento administrativo para determinar a responsabilidade do próprio governo nos episódios.
Um dos casos apontados no documento é o episódio ocorrido no último fim de semana, durante o duelo entre o Real Madrid, time do brasileiro e o Valência, quando cânticos racistas foram proferidos no estádio se referindo ao jogador como “macaco”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR pede inquérito contra Magno Malta por declarações sobre o caso Vini Jr.
Por Wendal Carmo
Torcedores que penduraram boneco de Vini Jr em ponte são proibidos de se aproximar de estádio
Por AFP
Deputada do PT propõe homenagem a Vini Jr. com Medalha Tiradentes no Rio de Janeiro
Por Victor Ohana