CartaExpressa

Cármen Lúcia rejeita HC pró-Deltan no caso do PowerPoint contra Lula

No ano passado, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça condenou o ex-procurador a indenizar o petista por danos morais

Cármen Lúcia rejeita HC pró-Deltan no caso do PowerPoint contra Lula
Cármen Lúcia rejeita HC pró-Deltan no caso do PowerPoint contra Lula
Deltan Dallagnol, ex-procurador da força-tarefa da Lava Jato. Foto: Antônio Leal / MPDFT
Apoie Siga-nos no

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, negou um habeas corpus apresentado em benefício do ex-procurador e deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) no caso em que ele foi condenado a indenizar em 75 mil reais o presidente Lula (PT) devido ao PowerPoint da Lava Jato.

No ano passado, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça condenou Deltan a indenizar Lula por danos morais. No processo, o petista pedia 1 milhão de reais devido à famosa entrevista concedida pelo então procurador em 2016.

O HC pró-Deltan pedia o reconhecimento do impedimento e da suspeição dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Luis Roberto Barroso, além da própria Cármen. Alegava, ainda, que o ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, seria “suspeito e impedido” para julgar a ação sobre a indenização.

Ao rejeitar o recurso, Cármen anotou que “não há previsão regimental, legal ou constitucional de impetração de habeas corpus, de forma incidental, por petição, em recurso extraordinário interposto em ação cível”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo