CartaExpressa
PF cumpre dois mandados de prisão em nova fase da Operação Lesa Pátria
Alvos desta 12ª fase seriam dois policiais militares suspeitos de omissão durante a operação contra golpistas no dia 8 de Janeiro


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira 23, a 12ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de Janeiro, em Brasília. A corporação cumpre, neste momento, dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão no Distrito Federal.
As identidades dos alvos ainda não foram confirmadas pela Polícia Federal. O jornal O Estado de S. Paulo, porém, revelou que se tratam de dois policiais militares suspeitos de omissão durante a operação contra os golpistas.
De acordo com a publicação, os dois teriam orientado a derrubada da barreira montada no topo da rampa de acesso entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. O bloqueio desfeito pela dupla impedia o acesso dos golpistas à Praça dos Três Poderes. A ação, portanto, teria permitido que golpistas chegassem até o tribunal.
Um dos alvos, diz o jornal, é o major Flávio Silvestre de Alencar, que já havia sido preso na 5ª fase da Operação Lesa Pátria justamente por mandar desmontar a barreira que protegia a sede do STF. Ele justificou a ação como uma forma de resgatar um superior.
Os mandados desta terça-feira foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ele é o relator das investigações sobre o terrorismo de 8 de Janeiro.
Segundo a nota da PF sobre a 12ª fase da operação, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF forma maioria para tornar réus mais 250 pessoas por ataques golpistas
Por CartaCapital
Moraes mantém a prisão de coronel da PM do DF pelos atos golpistas de 8 de Janeiro
Por CartaCapital
“Somos uma família”: senadores bolsonaristas se solidarizam com golpistas presos na Papuda
Por Agência Pública
Por 8 a 2, STF torna réus mais 250 acusados de participação no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
PGR pede o arquivamento de inquéritos contra deputadas por incitação ao 8 de Janeiro
Por CartaCapital