CartaExpressa

STF forma maioria para tornar réus mais 250 pessoas por ataques golpistas

Votaram a favor das acusações: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos para tornar réus mais 250 denunciados pelos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. O número foi alcançado no sábado 20.

Votaram a favor das acusações o relator Alexandre de Moraes e os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. Os magistrados acompanharam as denúncias oferecidas pela Procuradoria Geral da República. Apenas o ministro Kassio Nunes Marques foi contrário às acusações.

O julgamento virtual havia sido iniciado na semana passada e percorrerá até a segunda-feira 22. Confirmado o resultado, a Corte terá transformado em réus 1.045 pessoas. O STF já havia aberto ações contra 795 envolvidos. A PGR ofereceu denúncias contra 1.390 pessoas.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo