Mundo
Lula faz nova reunião bilateral com Olaf Scholz, chanceler da Alemanha
Encontro ocorreu no âmbito do G7, no Japão


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou pela segunda vez com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, desta vez durante a cúpula do G7 no Japão, neste sábado 20.
O primeiro encontro entre os chefes de Estado havia sido no Brasil, em janeiro.
Em nota, o governo brasileiro informou que as pautas incluíram a “reconstituição da paz na Ucrânia” e a agenda ambiental. Além disso, os líderes acertaram a agenda de visitação de autoridades alemãs no Brasil e uma nova reunião entre eles em Berlim, no dia 4 de dezembro deste ano.
Após o encontro, Lula escreveu que o diálogo reforça “a retomada das boas relações” com a Alemanha.
Já na reunião que fizeram em janeiro, Lula defendia a criação de um espaço multilateral para solucionar a questão ucraniana. O presidente também havia dito que o Brasil “não tem interesse” em enviar ajuda militar à Ucrânia.
No âmbito do G7, Lula também fez reuniões com o presidente da França, Emmanuel Macron, e a diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva. Aos outros chefes de Estado, o presidente brasileiro defendeu uma reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas, com a inclusão de novos membros permanentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.