CartaExpressa
Após duas suspensões, IBGE promete divulgar Censo 2022 no final de junho
Nos últimos anos, o instituto sofreu um esvaziamento financeiro que impossibilitou a realização do levantamento
O IBGE publicou um comunicado na quarta-feira 3, afirmando que o Censo Demográfico de 2022 será divulgado “impreterivelmente, em 28 de junho“.
O último Censo do instituto foi o de 2010. Em 2020, o orçamento foi transferido para os gastos com a pandemia, e em 2021 foi suspenso pela falta de verba.
A nota diz que o esforço de apuração do instituto, junto ao apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento, foi responsável pela contratação de equipe que recenseou milhões de pessoas — que finalizarão a pesquisa de campo até 28 de maio.
“A etapa de apuração do Censo, iniciada neste ano, foi bem sucedida junto a diversos territórios censitários, como a Terra Indígena Yanomami, comunidades em grandes capitais e regiões metropolitanas e também junto a bairros de alto padrão”, aponta o texto.
Afirma também que “o trabalho técnico realizado por servidores do IBGE e o acompanhamento de especialistas externos convidados para avaliação dos dados do censo foram realizados com êxito”.
As informações do Censo são a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população a nível nacional e com detalhamento dos recortes territoriais internos que são extremamente importantes para a formulação de políticas públicas nacionais.
O levantamento foi suspenso em 2021 por falta de recursos, diante dos vetos da gestão Bolsonaro no orçamento da União.
Dos R$ 3,4 bilhões necessários para realizar a pesquisa, segundo a direção do IBGE, só foram aprovados R$ 2 bilhões.
No período, a redução do valor gerou discordâncias também no comando do IBGE, a chefe Susana Cordeiro Guerra deixou o posto, que foi assumido pelo então diretor de pesquisas Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.
O caso foi ao STF, e o então governador do Maranhão, atualmente ministro da Justiça, Flávio Dino, entrou com ação contra o cancelamento do censo.
Em 2022, outra possível suspensão foi cogitada, mas não veio à tona.
Os números ainda são alvo de preocupação sobre sua confiabilidade. O ex-presidente do instituto, Roberto Olinto, criticou as decisões técnicas, metodológicas e orçamentárias da nova gestão do IBGE sobre o censo preliminar, que podem levar a possíveis erros.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


