CartaExpressa

Polícia Civil cumpre mandados da Operação Escola Segura em cinco estados

Agentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco integram os procedimentos

Polícia Civil cumpre mandados da Operação Escola Segura em cinco estados
Polícia Civil cumpre mandados da Operação Escola Segura em cinco estados
Homem invade creche e ataca creche em Blumenau - Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil cumpre mandados em cinco estados no âmbito da Operação Escola Segura, instaurada para investigar ameaças de ataques a escolas, nesta quarta-feira 19. Agentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco integram os procedimentos.

A Operação é parte de uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública com operações integradas entre a Polícia Federal, as polícias civis e guardas municipais, desencadeadas após o ataque a uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, no dia 5 de abril.

Segundo a pasta, foram cumpridas “dez ordens para internações provisórias, 13 mandados de busca e apreensão e 11 afastamentos de sigilo de dados em face dos adolescentes”. Em nota, o Ministério informou, ainda, que os adolescentes apreendidos têm entre 11 e 17 anos e estão sendo investigados por infrações “equiparadas aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa”.

Em São Paulo, onde houve um ataque a uma escola em 27 de março, a Polícia Civil atua por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos e cumpre quatro mandados de busca e três mandados de apreensão de adolescentes. Três outras apreensões ocorrem no Rio de Janeiro, duas no Paraná, uma em Santa Catarina e outra em Pernambuco.

Na terça-feira 18, o ministro Flávio Dino apresentou dados recolhidos após dez dias de Operação. A pasta registrou 7.473 denúncias no site da instituição, 1.595 boletins de ocorrência e 1.224 casos em investigação em todo o Brasil.

Além disso, 694 adolescentes já foram intimados a depor, 255 pessoas já foram presas ou apreendidas e 155 mandados de busca e apreensão já foram cumpridos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo