CartaExpressa
Leite diz desejar união com Zema e Tarcísio na eleição presidencial de 2026
O governador gaúcho declarou que pretende construir uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou em evento com empresários e lideranças políticas que gostaria de estar ao lado dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa presidencial de 2026.
“Eu quero deixar muito claro: da minha parte não haverá divisão”, declarou na quinta 13. “Eu quero estar junto com o Zema, quero estar junto com o Tarcísio, quero estar junto com todos aqueles que entenderem que é possível uma alternativa ao que está aí.”
Leite participou do Fórum da Liberdade 2023, em Porto Alegre. Durante seu discurso, o tucano ainda destacou que pretende construir uma candidatura distante da polarização entre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Quando me perguntam sobre 2026, não é e não pode ser sobre qualquer projeto pessoal. Eu vou estar do lado daquilo que apontar ao Brasil uma alternativa a Lula e Bolsonaro. Nós temos que sair dessa polarização.”
As declarações de Leite, contudo, vão na contramão das posições políticas de Zema e Tarcísio. O governador mineiro foi apoiado por Bolsonaro nas eleições de 2022 e chegou a declarar voto no ex-capitão durante o segundo turno. Tarcísio é considerado aliado de primeira hora do ex-presidente, de quem foi ministro da Infraestrutura.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conselho de Ética do COB confirma punição a Wallace por post sobre tiros em Lula
Por Wendal Carmo
Suprema Corte dos EUA mantém temporariamente acesso integral a pílula abortiva
Por AFP



