CartaExpressa
Dino descarta PF nos arredores do Aeroporto de Brasília para a chegada de Bolsonaro
O pedido havia partido do bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ), sob a alegação de que ‘pessoas do Brasil inteiro estão indo à recepção ao presidente (sic)’


O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, descartou deslocar agentes da Polícia Federal para garantir a segurança nos arredores do Aeroporto de Brasília na manhã da próxima quinta-feira 30, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve desembarcar no País.
A declaração foi concedida nesta terça-feira 28, durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O pedido havia partido do bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ), sob a alegação de que “pessoas do Brasil inteiro estão indo à recepção ao presidente (sic) Bolsonaro no aeroporto”. O parlamentar afirmou, ainda, haver um risco de “outro 8 de Janeiro acontecer” e que “não queremos mais um quebra-quebra”.
Dino respondeu, porém, que a Polícia Federal “não pode fazer segurança externa ao aeroporto”. Ele mencionou o artigo 144 da Constituição, a estabelecer que a corporação deve “exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras”.
“No aeroporto, sim, faremos. A PF faz segurança aeroportuária”, afirmou o ministro. “A PF vai agir de acordo com a lei. Eu lamento, mas não posso atender ao seu pedido de descumprir a lei. Quem faz o policiamento fora do aeroporto é a Polícia Militar do Distrito Federal.”
Dino ainda disse concordar com o apelo para que não haja mais um “quebra-quebra”.
“Então, é uma questão de o líder e os liderados se comportarem, que eu acho que nem vai ser preciso ter polícia lá.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro guardou joias e outros presentes na fazenda de Nelson Piquet, diz jornal
Por CartaCapital
Defesa de Bolsonaro diz que 3º lote de joias está à disposição para ‘apresentação e depósito’
Por CartaCapital
Ciro Nogueira defende Bolsonaro no caso das joias: ‘Ele não tem cara de ladrão’
Por Getulio Xavier