Justiça
MP Militar envia à PGR inquérito sobre ações de generais em atos golpistas
A íntegra de investigações contra militares serão encaminhadas à PGR e analisados pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes
A Procuradoria-Geral da Justiça Militar encaminhou à Procuradoria-Geral da República os inquéritos em andamentos sobre a participação de generais nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Segundo o site Poder360, cópias dos procedimentos serão encaminhadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que ficará responsável pela análise da possível responsabilização dos militares na ameaça contra o Estado Democrático de Direito e atos de depredação de prédios públicos.
Um dos investigados nos procedimentos enviados à Justiça comum é o chefe do Comando Militar do Planalto, general Dutra de Menezes. No dia dos fatos, ele era o responsável pelas tropas que guardavam o Palácio do Planalto.
O encaminhamento dos procedimentos militares para o STF é decorrente de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que declarou competência para julgar os militares que participaram das ações bolsonaristas.
Ficarão a cargo da Justiça militar somente os crimes considerados infrações militares que, porventura, sejam identificados pelas investigações da PF.
Outros dois procedimentos ainda serão analisados pelo MP Militar. Eles apuram as condutas dos coronéis Adriano Testoni e José Placídio durante os eventos.
Testoni gravou e divulgou um vídeo xingando generais e chamando o Exército de “merda” durante o 8 de Janeiro. Já Placídio publicou mensagens de apoio aos golpistas nas redes sociais.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
CPI dos atos golpistas no DF pede depoimento privado de Anderson Torres
Por Getulio Xavier
Moraes autoriza a visita de deputados a presos pelos atos golpistas de 8 janeiro
Por Wendal Carmo



