CartaExpressa
Dias após tragédia, Tarcísio diz que governo instalará sirenes em áreas de risco
O governador de São Paulo defendeu ainda a necessidade de haver treinamento para o novo sistema


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira 23 que sua gestão instalará sirenes em áreas sob risco de deslizamentos no estado.
A decisão foi anunciada dias após fortes chuvas deixarem pelo menos 49 mortos no litoral norte (48 em São Sebastião e um em Ubatuba). O total de pessoas desalojadas ou desabrigadas chega a 3.529, enquanto 36 seguem desaparecidas.
“Vamos instalar o sistema de sirenes, que já existem em outros estados. E não adianta instalar o sistema de sirenes se não tiver capacitação, se não tiver treinamento. Porque disparou a sirene a pessoa tem que saber para onde ir, qual o ponto de apoio, tem que ter confiança de que o suprimento vai chegar no ponto de apoio”, disse o governador em coletiva de imprensa.
A declaração de Tarcísio está em linha com a avaliação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Segundo ele, “apenas os alertas não dão conta”.
“Uma das coisas que nós vamos incentivar com os governos estaduais é estruturar e instituir sistemas de alertas locais”, confirmou Góes a jornalistas. “Mas não basta só o sistema, é preciso ter uma conscientização da comunidade.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Tragédia anunciada’: Os alertas do MP ignorados pelo poder público em São Sebastião
Por Getulio Xavier
Instituto apontou, há 4 anos, alto risco em 161 casas de São Sebastião
Por Agência Brasil
Governo já liberou R$ 60 milhões para áreas atingidas pela chuva em São Paulo, diz ministro
Por CartaCapital