CartaExpressa
A avaliação do ministro da Justiça sobre um pedido para extraditar Bolsonaro
O ex-presidente, investigado pelos atos golpistas de 8 de janeiro, continua nos Estados Unidos


O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou não haver, “por enquanto”, um motivo concreto para o governo federal solicitar a extradição de Jair Bolsonaro (PL), que segue nos Estados Unidos. Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente passou a ser investigado em um inquérito que apura a instigação dos atos golpistas executados no mês passado, em Brasília.
“Quem o colocou nessa situação de investigado foi ele, com seus atos, ações e omissões. Efetivamente, ele é investigado. Agora, há pessoas próximas a ele, aliados dele, que estão falando que ele participou de reuniões gravíssimas. Então, não é uma ação de quem não gosta dele. São pessoas que frequentavam a casa dele”, afirmou Dino em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta terça-feira 7. “Claro que essas pessoas estão sendo ouvidas, há documentos que foram apreendidos e, obviamente, como qualquer brasileiro, ele terá de prestar esclarecimentos.”
Trata-se de uma referência à trama que teria sido relatada em dezembro ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), que prestou depoimento à Polícia Federal na última quinta 2. A ideia, supostamente encampada por Bolsonaro e pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), seria grampear ilegalmente Alexandre de Moraes, a fim de que a gravação servisse para prender o magistrado e viabilizar um golpe de Estado.
Ainda assim, Dino avalia que não há, ainda, “situação ensejadora do pedido de extradição, que seria legalmente cabível”.
“Claro que se ele alongar essa permanência, aparentemente temporária, e alongá-la definitivamente, aí sim a situação muda”, prosseguiu. “Mas hoje não há nenhuma providência relacionada à extradição dele.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

BC e mercado não deram um pio sobre o que Bolsonaro fez para se reeleger, diz presidenta do PT
Por CartaCapital
Chanceler francesa se reúne com Lula no Brasil para relançar relações abaladas por governo Bolsonaro
Por RFI
Bolsonaro critica prisões de golpistas por atos de terrorismo no 8 de Janeiro
Por CartaCapital