CartaExpressa
MP recomenda o afastamento do Secretário de Segurança do DF e do comandante da PM
O pedido foi encaminhado à governadora em exercício Celina Leão e ao interventor da União no DF, Ricardo Cappelli
O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, recomendou nesta segunda-feira 9 o afastamento do secretário de Segurança Pública do DF em exercício, Fernando de Sousa Oliveira; do comandante-geral da Polícia Militar, Fábio Augusto Vieira; do comandante operacional da PM, Jorge Eduardo Naime Barreto; e do comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza.
As recomendações se dão no contexto dos atos terroristas ocorridos em Brasília no domingo 8 e protagonizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com invasão e depredação de prédios públicos dos Três Poderes.
Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, o afastamento considera a apuração de informações, documentos, fotos e vídeos, além de notícias divulgadas em diversos canais de comunicação apontando omissões por parte de integrantes da PM.
Os pedidos foram encaminhados ao gabinete da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, e ao interventor da União na Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MPF abre inquérito contra a Jovem Pan por fake news e incitação ao golpismo
Por Wendal Carmo
Financiadores do terrorismo bolsonarista foram identificados em 10 estados, diz Dino
Por CartaCapital
Abin alertou Segurança do DF sobre risco de invasão a prédios horas antes de atos terroristas
Por CartaCapital
CBF diz repudiar o uso de camisas da seleção brasileira em atos de terrorismo
Por CartaCapital
Tutinha renuncia à presidência da Jovem Pan após cobertura de atos terroristas no DF
Por CartaCapital
Golpistas não voltarão ao QG do Exército, diz interventor federal no DF
Por CartaCapital


