CartaExpressa
Deputado vai à Procuradoria de Justiça pelo fim de acampamentos golpistas em São Paulo
Carlos Gianazzi (PSOL-SP) entrou com a ação após o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, defender o “diálogo” com golpistas


O deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL-SP) recorreu à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo para que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresente um plano de remoção dos acampamentos bolsonaristas ilegais.
A ação foi movida depois de o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, defender o “diálogo” para desmobilizar os golpistas. Segundo determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, as estruturas têm de ser desfeitas até a noite desta segunda-feira 9. Durante entrevista coletiva nesta manhã, Derrite falou em 34 acampamentos ilegais espalhados pelo estado.
“Tal leniência com os atos golpistas caracteriza, além de crime de responsabilidade, ilícito de improbidade administrativa e crime de omissão, devendo os representados serem investigados e responsabilizados pelos seus atos”, destacou Gianazzi na peça, também assinada pelo vereador Celso Gianazzi (PSOL-SP) e pela suplente a deputada federal por São Paulo Luciene Cavalcante (PSOL-SP).
Os parlamentares destacam ainda que, em caso de não cumprimento da ordem, Freitas e Derrite incorreriam em crime comum de desobediência previsto no artigo 33 do Código Penal e ’em flagrante situação de ato de improbidade administrativa’.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Secretário de Segurança Pública de SP defende ‘diálogo’ para desmobilizar acampamentos ilegais
Por CartaCapital
Veja alguns dos bolsonaristas responsáveis pelos atos terroristas em Brasília
Por CartaCapital
Bolsonaro é internado em hospital da Flórida com fortes dores abdominais
Por Wendal Carmo
Renan defende extradição e investigação de Bolsonaro após atos terroristas no DF
Por CartaCapital
Governador do Rio fala da desocupação de acampamentos bolsonaristas e diz que pode usar a ‘força’ se necessário
Por Agência O Globo
Após decisão de Moraes, bolsonaristas desmontam acampamento golpista no Rio
Por CartaCapital